Sobre

Operária das artes, trabalhadora da poesia, mãe, irmã e filha nascida em São Paulo e parida pro mundo.

Natália Machiavelli

Natália Machiavelli é artista formada em Audiovisual pela Faculdade de Artes “Gerrit Rietveld Academie”, em Amsterdam. Vive hoje em São Paulo, onde atua profissionalmente na música, teatro e no audiovisual. É diretora e idealizadora da Plataforma Virtual MIT+, o eixo virtual da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (mitmais.org). Em fevereiro de 2021, lançou o álbum autoral “Phya Natashka” (https://tratore.ffm.to/natalia-machiavelli).

Iniciou sua carreira artística na orquestra experimental conduzida por Ricardo Zhoyo em 2004. Entre 2009 e 2011 cantou ao lado do pianista e compositor cubano Ramon Valle na Holanda.

Em 2009, dirigiu o documentário “Troca o Trópico”, exibido nos principais festivais de cinema da Holanda, como World Cinema Amsterdam e Nederlands Film Festival, e em 2020 o filme foi premiado no edital PROAC. Em 2012 fez a direção artística e trilha do espetáculo musical para crianças “Máquinamáquina”, e produziu e dirigiu a animação “It Trims”, primeiro lugar no Festival Curtacom de 2012. 

Além de dirigir, Natália é responsável pela composição das trilhas sonoras de seus filmes, compondo também trilhas sonoras para espetáculos teatrais, como o teatro de sombras da Cia. Quase Cinema “Urubus No Ar” (2016) e o espetáculo “Paracy – mães do rio”, dirigido por Rafael Soares, contemplado no edital Proac de Artes Integradas. Em 2016 criou os vídeos mappings para a performance “Gavião de Duas Cabeças”, de Andreia Duarte. 

Fez 1a assistência de Direção no curta “Vazio”, de Giuliano Saade Barrone em dezembro de 2016. Em Maio de 2017, dirigiu o piloto da série de televisão “DDM – Delegacia de Direito da Mulher”. No mesmo ano, fez a direção de arte do longa-metragem “Três Reis” (em pós-produção). De 2012 a 2018 ministrou a oficina de animação “Da animação à imagem!” para crianças e adultos em centros de cultura importantes de São Paulo, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro Cultural São Paulo (CCSP), Sesc do Carmo, Condomínio Cultura, Instituto de Cinema e FAAP.

Trabalhou pela Santa Paciência Produções, dirigida por Marisa Riccitelli Sant’ana, na produção dos espetáculos “Labio de Lebre” (Lábio de Lebre) e “Cuando Estallan Las Paredes” (“Quando as Paredes Explodem”), da companhia colombiana Teatro Petra, no Festival Mirada em 2018; e do espetáculo Ato 3 – Arrasar- Manifesto antropofágico, da Cia Perro Rabioso Bienal Sesc de Dança em 2019; e do espetáculo “Guadual” do Teatro Sanchez Aguilar (Equador), com direção de Leandro Mendoza Artagaveytia, apresentado no Festival de Circo do Sesc.

Em Agosto de 2019 acompanhou, como cinegrafista, a circulação do espetáculo “Guerrilheiras ou Para a Terra Não Há Desaparecidos”, de Gabriela Carneiro da Cunha e Georgette Fadel, por 9 cidades do Centro-Oeste e Norte do Brasil. No mesmo ano, fez a curadoria de Artes do Corpo do II Festival Soy Loco Por Ti Juquery.

Desde sua primeira edição, em 2013, Natália trabalha na Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, ao lado de Antônio (Tó) Araújo e Guilherme Marques, como Relações Internacionais e com a produção e criação de vídeos. O evento ganhou, em 2017, o Prêmio Bravo Nacional na categoria “Melhor Evento Cultural”.

Natália idealizou a Plataforma Virtual MIT+ e, desde 2020, é diretora do eixo virtual da MITsp. (mitmais.org).

Em dezembro de 2020 lançou o single e o clip da faixa Phya Natashka e, em fevereiro de 2021, lançou seu primeiro álbum inteiramente autoral: Natália Machiavelli – Phya Natashka, com arranjos de Chico Saraiva, produção musical de Chico Saraiva e Bruno Buarque e participação de Simone Sou, Yedo Gibson, Ian Gottlieb, Enrique Menezes, Janja Gomes e Thomaz Panza, cujo processo de criação foi documentado e transmitido ao vivo pela plataforma online Através.TV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s